quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

FOTOGRAFIA DE RUPTURA, GERMAN LORCA EXPÕE NO PÁTIO BATEL

Obras do artista estão em cartaz e podem ser adquiridas na Diretriz Arte Contemporânea, no shopping Pátio Batel

"Uma ruptura da fotografia documental e tradicional, utilizando ângulos raros, longas exposições, movimentos em tempo longo, sobreposições, distorções, sombras e fotogramas". Essa é uma das impactantes descrições que contextualizam a participação do fotógrafo German Lorca na mostra Território Sagrado, em cartaz na galeria Diretriz Arte Contemporânea, em Curitiba. 
 Aos 93 anos, Lorca é famoso por seus enquadramentos atípicos e ângulos inusitados. Nascido na capital paulista e formado em Ciências Contábeis, o artista começou a participar do Foto Cine Clube Bandeirante de São Paulo no final da década de 40, onde imergiu de vez no mundo da fotografia.


Nas décadas de 40 e 50 produziu algumas de suas fotos mais famosas, mostrando o espírito da cidade de São Paulo na época. "Estar diante das fotografias de Lorca é experimentar uma sensação de felicidade plena. Quando aprofundamos nosso olhar para suas imagens, de algum modo ficamos emocionados. Seja pelo tempo passado que evocam e nos permitem reviver, seja pelo rigor e pela qualidade técnica intrínseca ao fazer fotográfico, seja pelo encantamento puro e simples que emana de sua poética visual", escreveu o crítico de fotografia Rubens Fernandes, sobre a obra de Lorca.
 
As imagens de German Lorca expostas na Diretriz são as intituladas “Antúrios” (de 1960), “Troncos Cruzados” (1955), “Pernas” (1955), “Bailarina” (1955) e “Folhagens” (1960). Para conferir de perto esse trabalho, basta ir até a galeria, no piso 3 do shopping Pátio Batel, das 10h às 22h. A entrada é franca.

  
Sobre a Diretriz  
Inaugurada em dezembro de 2015, pela galerista Zuleika Bisacchi, a Diretriz Arte Contemporânea realiza um trabalho de responsabilidade, critério, coerência, integridade e respeito aos artistas e ao público apreciador das artes, em suas diversas linguagens. Trata-se de um espaço de contemplação e cultura, onde o investidor tem a oportunidade de apreciar e adquirir obras de artistas já consagrados, assim como daqueles que estão despontando no meio.

SERVIÇODiretriz Arte Contemporânea
Shopping Pátio Batel - Piso 3
Diariamente, das 10h às 22h.
Mais informações:
www.facebook.com/diretrizarte

Instagram: @diretrizarte

Nenhum comentário: